Ano de Lançamento: 1999

Horário de Exibição: 20h

Classificação Etária: Livre

Autor (a): Benedito Ruy Barbosa com colaboração de Edmara Barbosa e Edilene Barbosa

Direção: Jayme Monjardim, Carlos Magalhães e Marcelo Travesso

Elenco Principal: Thiago Lacerda, Ana Paula Arósio, Carolina Kasting, Antônio Fagundes, Débora Duarte, Raul Cortez, Maria Fernanda Cândido, Marcello Antony

Tema de Abertura: Tormento D’Amore, com Agnaldo Rayol e Charlotte Church

Quem é quem:

Antônio Fagundes Gumercindo Telles de Aranha
Débora Duarte Maria do Socorro Telles de Aranha
Raul Cortez Francesco Magliano
Ângela Vieira Janete Magliano
Thiago Lacerda Matteo Battistella
Ana Paula Arósio Giuliana Splendore
Marcello Antony Marco Antônio Magliano
Carolina Kasting Rosana Telles de Aranha
Paloma Duarte Angélica Telles de Aranha
Gabriel Braga Nunes Augusto Marcondes
Maria Fernanda Cândido Paola
Bianca Castanho Florinda
Danton Mello Bruno
Lu Grimaldi Leonora
Antônio Calloni Bartolo
Elias Gleiser Padre Olavo
André Luiz Miranda Tiziu
Odilon Wagner Altino Marcondes
Roberto Bonfim Agente Justino
Jackson Antunes Antenor
José Dumont Batista
Tânia Bondezan Mariana
Gésio Amadeu Damião
Mário César Camargo Anacleto
Adriana Lessa Naná
Fernanda Muniz Luíza
Adhenor de Souza Juvenal
Sônia Zagury Antônia
Felipe Wagner sócio de Francesco
Arlete Salles Irmã Letícia
Ilva Niño Irmã Tereza
Roberto Bomtempo Delegado Heriberto
Dill Costa mãe de Naná
Debora Olivieri Inês
Gianfrancesco Guarnieri Júlio
José Augusto Branco médico do navio
Osmar Di Pieri capelão
Roberto Frota diretor da Santa Casa
Bete Mendes Ana
Raymundo de Souza Renato
Sérgio Viotti Ivan Maurício
Guilherme Bernard José Alceu
Jorge Ferruti Januário
Lolita Rodrigues Dolores
Juan Alba Josué
Paulo Figueiredo Comandante
Lafayette Galvão Cesquim
Egberto Olivetti Rafael
Fábio Dias Amadeo
Francisco Carvalho charreteiro
Chico Anysio Barão Josué Medeiros
Antonio Abujamra Coutinho Abreu Telles de Aranha
Cláudia Raia Hortência

Sinopse

A imigração italiana no Brasil é o tema principal da novela que se passa nas fazendas de café do interior de São Paulo, entre o final do século XIX e início do século XX. O destaque da trama é o romance de Giuliana e Matteo, dois imigrantes italianos, que se apaixonam à primeira vista durante viagem de navio para o Brasil. Na viagem, os pais de Giuliana morrem devido a peste negra. Giuliana e Matteo, então, se aproximam ainda mais e têm sua primeira noite de amor. Ao chegarem ao porto de Santos, devido a confusão do desembarque, Giuliana e Matteo se perdem e seguem rumos diferentes. Ela é acolhida por Francesco, um milionário banqueiro, amigo de seus falecidos pais. Casado com Janete, Francesco tem um filho, o bon-vivant Marco Antônio, que se apaixona por Giuliana. Ela não quer nada com Marco Antônio, pois está decidida a reencontrar Matteo. No entanto, quando descobre que está grávida de Matteo, Giuliana decide se casar com Marco Antônio, que a aceita mesmo grávida. Inconformada de o filho ter de criar uma criança de outro homem, Janete, mãe de Marco Antônio, faz o parto da nora junto com uma empregada. Quando o bebê nasce, ela pede a empregada que leve a criança para um orfanato e depois afirma à nora que o bebê nasceu morto.

Já Matteo vai trabalhar na fazenda de Gumercindo, um barão do café que é casado com Maria do Socorro e pai da meiga Angélica e da impulsiva Rosana. As duas se encantam por Matteo, mas é Rosana quem o seduz e inventa que fez amor com o italiano. Assim, Matteo sente-se obrigado a casar-se com ela. Francesco procura por Matteo a pedido de Giuliana, mas quando o encontra, ele já está casado com Rosana, e a moça espera um filho dele. Decepcionada, Giuliana promete a si mesma tentar reconstruir sua vida e esquecer o amado. Ela, então, se casa com Marco Antônio. Matteo tem um filho com Rosana e Giuliana, uma filha com Marco Antônio.

Angélica é diferente de Rosana. Tímida, ela quer ser freira, e para que ela não vá para o convento, Gumercindo aceita o pedido de casamento de Augusto, jovem com sonhos de se tornar político. No entanto, Augusto mantém um caso com Paola, uma bela e fogosa italiana, antes e depois do casamento. Angélica descobre a traição do marido, dá fim ao caso e se torna amiga de Paola. Mais confiante, Angélica passa a cuidar dos negócios da fazenda do pai, enquanto que Augusto prospera na política. Ele parece regenerado no casamento, mas volta a enganar a esposa e começa a flertar com a criada Florinda.

No final, Matteo e Giuliana ficam juntos. Eles reencontram, em um orfanato, o filho que tiveram, têm mais um filho, e Matteo aceita criar Aninha, filha de Giulianna com Marco Antônio. Enquanto isso, decepcionado com as seguidas maldades da esposa, Francesco acaba se envolvendo com Paola, ex-amante de Augusto.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.4/5 (16 votes cast)
Terra Nostra, 4.4 out of 5 based on 16 ratings