Ano de Lançamento: 1982

Horário de Exibição: 20h

Classificação Etária: Livre

Autor (a): Manoel Carlos

Direção: Roberto Talma, Jorge Fernando e Guel Arraes 

Elenco Principal: Irene Ravache, Jardel Filho, Tony Ramos, Débora Bloch, Carla Camuratti, Celso Thiré, Gianfrancesco Guarnieri, Beatriz Segall.

Tema de Abertura: Tô que Tô, com Simone

Quem é quem:

Tony Ramos Abel
Irene Ravache Raquel
Jardel Filho Heitor
Celso Thiré Virgílio
Débora Bloch Clara
Carla Camuratti Olívia
Beatriz Segall Laura
Beatriz Lyra Irene
Gianfrancesco Guarnieri Caetano
Yara Amaral Sofia
Carlos Kroeber Hilário
Mário Gomes Miguel
Miguel Falabella Romeu
Paulo Figueiredo Horácio
Isabel Ribeiro Flora
Helber Rangel Germano
Tânia Scher Lola
Camila Amado Noêmia
Isis de Oliveira Beatriz
Márcia Rodrigues Geni
Edson Silva Gaspar
Maria Helena Pader Irmã Luzia
Duse Nacaratti Madalena
Maria Alves Matilde
Thereza Mascarenhas Zezé
Nelson Xavier Zito
Ivan Mesquita Gilberto
Mônica Torres Mônica
Gésio Amadeu Pedrinho
Oberdan Junior Rogério
Monique Curi Glorinha

Sinopse

Raquel é casada com Virgílio, mas não é feliz no casamento. Os dois moram em Petrópolis com a filha Clara, de 15 anos. Ela desistiu de sua carreira profissional como professora de geografia, para se dedicar à família. No dia do aniversário da filha, Raquel decide mudar de vida e se separar do marido. Ela viaja para o Rio de Janeiro, onde vai viver com a filha na casa de sua mãe, Laura. Na cidade, Raquel conhece Heitor, dono de uma oficina mecânica, por quem se apaixona. No início, apesar de apaixonada, Raquel rejeita as investidas de Heitor, por não se achar preparada para um novo relacionamento. Virgílio, por sua vez, tenta reconquistar a mulher. Aos poucos, Heitor vai conquistando a confiança de Raquel e os dois passam a se encontrar com frequência. No entanto, tanto sua mãe quanto os amigos de Raquel são contra o relacionamento, pois acham que eles pertencem a classes sociais muito diferentes. Apaixonada, Raquel não dá ouvidos aos comentários e vai morar com Heitor.

Outro personagem de destaque é o surdo-mudo Abel. Surdo por causa de uma meningite, Abel não é completamente feliz, pois nunca conheceu a sua mãe e foi abandonado pelo pai quando tinha 18 anos. Porém, como todo jovem, Abel gosta de tomar chope, paquerar e jogar futebol. Ele trabalha na oficina de Heitor e passa a morar com ele no sobrado. Abel desperta a paixão de Clara e Olívia, fica dividido entre as duas, mas, no final, termina com Clara. Com o passar do tempo, descobre-se que a mãe de Abel é Sofia. Hoje, ela está  casada com Hilário, mas, no passado, engravidou de Caetano, porém pensou que o filho tivesse morrido. Assim, Abel conhece a mãe e os dois irmãos, Miguel e Romeu.

A morte de Jardel Filho devido a um ataque cardíaco antes do término da novela mudou o rumo da personagem Raquel. Estava previsto que Heitor e Raquel se casariam na Holanda, já que Jardel Filho era descendente de holandeses. Com a morte dele, Raquel passa a ser cortejada por Horácio e Virgílio, mesmo depois de descobrir que está esperando um filho de Heitor. No final, Rachel dá à luz um menino. Virgílio, ainda apaixonado pela ex-mulher, vai até à maternidade para conhecer o bebê, dando a entender de que Raquel e Virgílio podem se reconciliar.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.5/5 (6 votes cast)
Sol de Verão , 4.5 out of 5 based on 6 ratings