Ano de Lançamento: 1993

Horário de Exibição: 20h30

Classificação Etária: Livre

Autor (a): Benedito Ruy Barbosa com colaboração de Edmara Barbosa e Edilene Barbosa

Direção: Luiz Fernando Carvalho, Emílio di Biasi e Mauro Mendonça Filho

Elenco Principal: Antônio Fagundes, Adriana Esteves, Marcos Palmeira, Patrícia Pillar, Luciana Braga, Tarcísio Filho, Leonardo Vieira, Patrícia França

Tema de Abertura: Confins, com Batacotô e Ivan Lins

Quem é quem:

Leonardo Vieira/Antônio Fagundes José Inocêncio
Adriana Esteves Mariana
Patrícia França Maria Santa
Marcos Palmeira João Pedro
Luciana Braga Sandra
Marco Ricca José Augusto
Tarcísio Filho José Bento
Cláudia Lira Valquíria (Kika)
Taumaturgo Ferreira José Venâncio
Patrícia Pillar Eliana
Maria Luisa Mendonça Buba
José Wilker Belarmino
Luiz Carlos Arutin Rachid
Herson Capri Coronel Teodoro
Eliane Giardini Yolanda/Dona Patroa
Leonardo Brício/Roberto Bomfim Deocleciano
Regina Dourado Morena
Chica Xavier Inácia
Osmar Prado Tião Galinha
Tereza Seiblitz Joaninha
Jackson Costa Padre Lívio
Isabel Fillardis Ritinha
Jackson Antunes Damião
Leila Lopes Lu
Paloma Duarte Teca
Oberdan Jr. Pitoco
Cassiano Carneiro Neno
Kadu Moliterno Rafael
Mara Carvalho Aurora
José de Abreu Egberto
Jofre Soares Padre Santo
Cecil Thiré Delegado Olavo
Cosme dos Santos Zinho Jupará
Nelson Xavier Norberto
Íris Nascimento Lurdinha
Rita Santanna Flor
Fernanda Montenegro Jacutinga
Ana Lucia Torre Quitéria (primeira fase)
Pablo Sobral João Pedro (criança
Cacá Carvalho Venâncio (primeira fase)
Beth Erthal Nena (mulher de Berlamino na primeira fase)
Solange Couto Inácia (primeira fase)
Gésio Amadeu Jupará (primeira fase)
Cyria Coentro Morena (primeira fase)
Toninho da Cruz Zinho Jupará (criança)
Grande Otelo Seu Francisco (pai de Ritinha)

Sinopse

Na primeira fase da novela, José Inocêncio chega a Ilhéus, na Bahia, para iniciar a sua vida nas terras do cacau. Ao chegar à região, ele finca um facão aos pés de um frondoso jequitibá e faz uma promessa: não morrer. A árvore passa então a representar sua sorte, força e existência. E é em Ilhéus, que José Inocêncio conhece a doce e ingênua Maria Santa, o seu grande amor. Os dois se casam e tem quatro filhos. No entanto, para desespero de José Inocêncio, Maria Santa morre ao dar à luz João Pedro, que passa a ser rejeitado pelo pai, que o culpa pela morte de seu grande amor.

Na segunda fase, José Inocêncio já é um grande fazendeiro de cacau. Três de seus filhos moram na cidade grande: o médico José Augusto, o advogado José Bento e a mulher, Kika e o engenheiro José Venâncio e a mulher Eliana. João Pedro, o filho rejeitado, é o único que fica na fazenda ao lado do pai. A relação entre pai e filho piora quando chega à fazenda a jovem Mariana, por quem João Pedro se apaixona à primeira vista. Só que Mariana é neta de Belarmino, inimigo número um de José Inocêncio no passado, e se aproxima da família de José Inocêncio para se vingar. Mariana, no entanto, acaba se apaixonando pelo coronel e os dois decidem se casar, deixando João Pedro arrasado. A notícia do casamento faz com que os outros três filhos voltem para a fazenda. José Inocêncio tem ainda outro inimigo, Teodoro, seu vizinho, com quem trava uma luta pela posse de terras. Casado com Yolanda, ou Dona Patroa, como chama a mulher, Teodoro tem uma filha, Sandra, que se apaixona por João Pedro, com quem acaba se casando. O casamento acirra ainda mais as desavenças entre as famílias. No final da trama, no leito de morte, José Inocêncio e João Pedro se reconciliam, e José Inocêncio pede desculpas ao filho por tantos anos de indiferença. Depois, ele morre e Maria Santa aparece para buscá-lo. Já João Pedro toma conta da fazenda e, finalmente, esquece Mariana, terminando a novela com Sandra, com quem tem uma filha. Depois da morte de Zé Inocêncio, Mariana, sozinha, deixa a fazenda de cacau.

Outros personagens marcantes de Renascer foram a hermafrodita Buba; o jagunço Damião; a cafetina Jacutinga; o catador de caranguejo Tião Galinha casado com a brejeira Joaninha; Eliana, uma mulher obssessiva e louca; a menina de rua Teca e o padre Lívio que se apaixona pela sensual Joaninha, colocando em pauta a discussão sobre o celibato religioso. A reforma agrária também foi outro tema abordado.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.5/5 (11 votes cast)
Renascer, 4.5 out of 5 based on 11 ratings