Ano de Lançamento: 1982

Horário de Exibição: 18h

Classificação Etária: Livre

Autor (a): Benedito Ruy Barbosa

Direção: Gonzaga Blota e Ary Coslov

Elenco Principal: Kadu Moliterno, Cristina Mullins, Eloísa Mafalda, Neuza Amaral, Zaira Zambelli, Cláudio Corrêa e Castro, Jofre Soares, Roberto Bomfim.

Tema de Abertura: Promessas Demais, com Ney Matogrosso

Quem é quem:

Kadu Moliterno José Eleutério (Filho do Diabo)
Cristina Mullins Maria Rita (Santinha)
Cláudio Corrêa e Castro Coronel Eleutério
Neuza Amaral Josefa (Zefa)
Jofre Soares Antero
Eloísa Mafalda Dona Mariana
Zaira Zambelli Rosinha
Roberto Bomfim Terêncio
Mário Cardoso Otávio Elias
Caíque Ferreira Ricardo Bidauska
Simone Carvalho Aninha (Ana Célia)
Henriqueta Brieba Dona Ida
Íris Nascimento Das Dores
Cosme dos Santos  Tóbi
Márcia Tourinho Cleusinha
Margareth Boury Jacira
Bia Seidl Edite
Cláudio Corazza Marcos
Sérgio Britto prefeito Norberto
Tereza Raquel Aurora
Elizângela Maria Rosa
Roberto Pirillo Geraldo
Ary Fontoura Padre Bento
Manfredo Colassanti Nono
Thelma Reston Zuleica
Jorge Cherques Bertoni
Arthur Costa Filho Alfredo Modesto
Fernando José Zé do Correio
Rui Rezende Vadinho
Ernesto Bambini Isidoro
Macedo Neto Chico Motorista
Roberto Montini Dudu
Castro Gonzaga Pedro
Ângela Tornatori Tonha
Marcos Winter Zé Bento
Sérgio Reis Diogo
Waldir Rodrigues Juca
Ângela Martins Efigênia
César Augusto Onofre
Marino Jardim Gomes
Paula Bokel Margarida
Paulo Copacabana Tonho 
Solange Mascarenhas Helena
Yone Igrejas Ivone
Lima Duarte Zé das Mortes
Joana Fomm Jacutinga
Sérgio Viotti Zeca
Raul Cortez Belarmino
Zilda Pereira Irmã Matilde
Maurício Gonçalves Zinho Jupará
Luiz Carlos Arutin Waldomiro
Milton Gonçalves Diocleciano
José Wilker Faustino

Sinopse

Paraíso conta a  história de amor entre o jovem José Eleutério, “O Filho do Diabo”, e Maria Rita, a “Santinha”. José Eleutério, ou Zeca, é filho do coronel Eleutério. Ele é conhecido pelo apelido porque seu pai possui uma garrafa com um diabo dentro dela, que lhe garante grandes poderes. Na realidade, a garrafa é apenas uma lembrança adquirida por Eleutério em uma feira do Rio de Janeiro. Já Maria Rita teria feito milagres quando era criança, por isso sua mãe, a beata Dona Mariana, sonha em vê-la como freira em um convento. O sonho de Mariana era ser freira, mas foi obrigada a se casar, então, ela traça para a filha o futuro que gostaria de ter seguido. Por isso, Maria Rita cresce como interna em um colégio de freiras. Com dúvidas sobre o seu futuro, ser freira ou formar uma família, Maria Rita volta para casa. Quando Zeca e Maria Rita se encontram na estrada é amor à primeira vista. Ao longo da trama, eles vivem um conturbado romance. Quando José Eleutério sofre um acidente num concurso de peões de boiadeiro, ficando quase aleijado, Maria Rita reza por ele. Mesmo reclusa em seu quarto, Maria Rita consegue, através de orações, “salvar” a vida de José Eleutério. Devido ao milagre, Mariana leva Maria Rita para o convento. Zeca vai atrás dela no convento, a rapta e declara todo o seu amor. No entanto, os dois não ficam juntos.

Outros personagens importantes são Zefa, empregada da fazenda de Eleutério e apaixonada pelo patrão; sua filha Rosinha, apaixonada por Zeca; e o peão Terêncio, melhor amigo de Zeca. Enquanto Rosinha morre de amores por Zeca, Terêncio sofre, já que deseja Rosinha. Zeca e Rosinha chegam a se casar, mas não conseguem consumar o casamento, já que Zeca vê Rosinha como uma irmã, pois os dois foram criados juntos na fazenda. Zeca decide pedir a anulação do casamento. Rosinha acaba se dando conta de que ama Terêncio. No final, os dois se casam, assim como Zefa e Eleutério que se casam em segredo, e aguardam a chegada de um filho.

A chegada dos amigos Otávio e Ricardo movimenta a cidade de Paraíso. Os dois são amigos de Zeca e vão para a cidade em busca de oportunidade no interior. Ricardo se envolve com a doce Aninha, com quem casa e vai morar no Rio de Janeiro. Já Otávio se encanta por Maria Rita e os dois chegam a ficar noivos, mas na hora do casamento, ela percebe que cometerá um grande erro e abandona Otávio no altar. Ao ouvir o berrante de Zeca, ela sobe em um cavalo e vai atrás de seu grande e verdadeiro amor.

Outras tramas na novela envolvem a família do prefeito Norberto, sua mulher Aurora e sua filha Maria Rosa, professora da cidade e o melhor partido da cidade. Ela acaba casando com Geraldo, um fazendeiro da região. No final, Maria Rita termina sendo candidata à prefeita.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 3.3/5 (6 votes cast)
Paraíso , 3.3 out of 5 based on 6 ratings