Ano de Lançamento: 1998

Horário de Exibição: 19h

Classificação Etária: Livre

Autor (a): Ricardo Linhares com colaboração de Leonor Bassères, Nelson Nadotti e Maria Elisa Berredo

Direção: Marcos Paulo, Roberto Naar, Luís Henrique Rios e Alexandre Avancini

Elenco Principal: Marília Pêra, José Mayer, Murilo Benício, Alessandra Negrini, Leonardo Brício, Flávia Alessandra, Ângela Vieira, Lilia Cabral

Tema de Abertura: Meu Bem Querer, com Djavan

Quem é quem:

Marília Pêra Custódia Alves Serrão
José Mayer Martinho
Murilo Benício Antônio Mourão
Alessandra Negrini Rebeca Maciel Mourão
Leonardo Brício Juliano Mourão
Flávia Alessandra Lívia Maciel Mourão
Ângela Vieira Ava Gardner Maria Ferreira de Souza
Nuno Leal Maia Inácio Alves Serrão
Lília Cabral Verena Alves Serrão
Claudio Corrêa e Castro Padre Ovídio
Mauro Mendonça Pastor Bilac Maciel
Arlete Salles Tonha da Pamonha
Camila Farias Ester Maciel Mourão (criança)
Helder Agostini Antônio Maciel Mourão Jr. (criança)
Laura Cardoso Yeda Ferreira de Souza
Ary Fontoura Delegado Neris Ferreira de Souza
Ricardo Petraglia Gregory Ferreira de Souza
Bia Nunnes Jacira Ferreira de Souza
Carolina Abranches Lara Ferreira de Souza
Rosi Campos Jorgete
Roberto Bomtempo Cajão
Taís Araújo Edivânia
Renata Dutra Odaísa
Suzana Ribeiro Selma
Cosme dos Santos Zé da Rapadura
Samara Felippo Baby Amoedo
Mário Frias Patricio Amoedo
Sérgio Hondjakoff Daniel Amoedo
Osmar Prado Barnabé Santos
Eloísa Mafalda Delfina
Júlio Braga Ananias
Bia Montez Nazaré
Lulu Pavarin Das Dores
Luka Ribeiro Zulú (Edivaldo)
Marcos Otávio Joel
Carolina Pavanelli Bisteca
Yan Whately Tico
Samuel Costa Pingo
Letícia Medella Joca
Milton Gonçalves Éder
Tássia Camargo Marta
Mara Carvalho Paula
Tadeu di Pietro médico
Lúcio Mauro  juiz
José Augusto Branco juiz
Ricardo Macchi namorado de Edivânia
Elias Gleizer juiz de paz
Renata Dutra Odaísa
Suzana Ribeiro Selma

Sinopse

Antônio e Rebeca se amam e sonham se casar. Antônio é um rapaz órfão e foi criado pelo padre Ovídio, enquanto que Rebeca é filha do pastor Bilac. O romance dos dois, no entanto, é atrapalhado pela rivalidade entre Ovídio e Bilac, que já foram amigos no passado, mas hoje, se odeiam e ainda disputam os fiéis da cidade nordestina de São Tomás de Trás. Antônio e Rebeca ainda têm de enfrentar outro obstáculo: Lívia, filha mais nova do pastor, uma jovem voluntariosa e invejosa. Ela seduz Antônio e acaba engravidando. Assim, Lívia e Antônio se casam e vão morar na capital. Diante da decepção amorosa, a meiga Rebeca é convencida pelo pastor a se casar com Juliano, um jovem que está sendo preparado para dar continuidade ao seu trabalho na igreja. Invejoso, sonso e dissimulado, Juliano, mesmo sendo apaixonado por Lívia, aceita se casar com Rebeca. Seis anos se passam e Antônio e Lívia retornam à São Tomás de Trás, agora com o filho, Júnior. Já Juliano e Rebeca têm uma filha, Ester. As crianças acabam se tornando grandes amigos. Juntos na mesma cidade novamente, Antônio e Rebeca passam a se encontrar escondidos e ainda têm muitos obstáculos a enfrentar até ficarem juntos.

Outro romance que movimenta a novela é entre Martinho e Ava Maria Gardner. No início, ela é amante do melhor amigo de Martinho, o político Inácio, irmão de Custódia. Ele quer se divorciar da esposa, Verena, para se casar com Ava, mas é impedido por Custódia que tem forte ascendência sobre ele. Inácio acaba morrendo e Martinho assume, então, o seu amor por Ava.

A história de Custódia também movimenta a cidade. Ela é uma mulher misteriosa, já que não sai de casa há mais de 20 anos, desde que o noivo, Fausto, desapareceu anos atrás. Riquíssima, e dona de praticamente todos os imóveis da cidade, Custódia, controla de casa a vida de todos os moradores. Ela tem uma grande adversária, Tonha da Pamonha, que se rebela contra a vilã. No decorrer da novela, Custódia acaba se apaixonando por Martinho. No entanto, depois de tantas maldades, Custódia é morta pela secretária particular, Jorgete, já que Custódia se recusou a incluir Jorgete como sua única herdeira no testamento.  

No final, Antônio e Juliano descobrem que são irmãos, filhos de Inácio e Ava. Custódia, tia dos rapazes, que não podia ter filhos, separa os bebês e manda incendiar o berçário onde as crianças estavam pouco depois de terem nascido. A revelação de que Antônio é seu irmão acelera ainda mais o processo de insanidade de Juliano, e ele acaba sendo internado em um sanatório. Lívia morre depois de dar à luz o filho gerado no estupro que sofreu de Juliano. Já Antônio e Rebeca finalmente ficam juntos e decidem criar o filho de Lívia.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.4/5 (7 votes cast)
Meu Bem Querer, 4.4 out of 5 based on 7 ratings