Ano de Lançamento: 2010

Horário de Exibição: 18h

Classificação Etária: Livre

Autor (a): Elizabeth Jhin com colaboração de Eliane Garcia, Lilian Garcia, Denise Bandeira e Duba Elia

Direção: Rogério Gomes, Pedro Vasconcelos, Roberta Richard e Fábio Strazzer

Elenco Principal: Humberto Martins, Nathalia Dill, Jayme Matarazzo, Cássia Kiss, Zezé Polessa, Débora Falabella, Alexandre Nero, Jandira Martini, Antonio Calloni, Marcelo Faria, Gisele Fróes

Tema de Abertura: Quando a chuva passar, com Paula Fernandes

Quem é quem:

Nathalia Dill Viviane Ferreira (Vitória Nogueira / Valentina Afonsina Navarro Aguillar)
Humberto Martins Dr. Ricardo Aguillar (Pedro Cassiano Aguillar)
Jayme Matarazzo Daniel Aguillar (Damián Ramírez López)
Débora Falabella Beatriz Cristina Tavares de Miranda
Zezé Polessa Sofia Tavares de Miranda
Antonio Calloni Vicente de Miranda (Esteban López)
Alexandre Nero Gilmar de Almeida
Carol Castro Mariana
Marcelo Faria Guilherme
Carolina Kasting Judith
Luisa Gonzalez Laura
Matheus Costa Tadeu
Cássia Kiss Francisca Aguillar
Carlos Vereza Athael (espírito de luz)
Alexandre Rodrigues Seth
Jandira Martini Gildete Salmon (Madame Gilda)
Walderez de Barros Zenilda Salmon
Gisele Fróes Jane
Celso Frateschi Jardel
Paulo Vilela Breno
Marina Ruy Barbosa Vanessa
Suzana Faini Antonia
Cacá Amaral José
Manuela do Monte Luciana
Giovanna Ewbank Suely
José Rubens Chachá Jovenil
Nica Bomfim Magali
Ana Paula Bouzas Fabiana Pereira
André Gonçalves Jair Pereira
Yago Machado Huguinho
João Victor Granja Zezinho
João Fernandes Luizinho
Izak Dahora Alex
Thelma Reston dona Etelvina Conceição
Ary França Seu Filhinho (Valdemar da Conceição Filho)
Rosane Gofman Mundinha
Claudio Galvan Calixto
Cristina Amadeo Danusa
Bruno Pereira Mauro
Isabela Meirelles Mônica
Bia Sion Ruth
Maria Clara Mattos Leninha
Pia Manfroni Dalva
Anna Rita Cerqueira Clara
Gilberto Torres Mateus
José Bittencourt Dentinho
Bel Kutner Virgínia
Eduardo Mancini Manoel
Murilo Grossi Jofre Ferreira (Gentil Nogueira)
Vanessa Giácomo Anjo da Guarda de Tadeu (participação)
Othon Bastos Constantino (Velho) – participação
Tony Tornado Xavier Furacão (participação)
Agildo Ribeiro Durvalino Batista (participação)
Daniela Fontan Berenice
Ewe Pamplona Hilda
Larissa Biondo Michelle
Lucci Ferreira Afonso
Lincoln Tornado Ezequiel
Marcela Tinti Vitória
Paula Tolentino Yasmin
Rosana Dias Sandra
Simone Soares Fernanda
Adriana Martinuzzo recepcionista da clinica de Ricardo
Alexandre Lemos Zeca
Bebel Mesquita Milena
Caio Manhente Anjo da guarda de Tadeu
Christiano Torreão Gevaldo
Ed Oliveira Capanga de Gilmar
Fabiana Valor Márcia
Helder Agostini Thiago
Ida Celina Amélia
Jaime Leibovitch Francisco
Maria Mônica Passos Moradora da favela
Michel Bercovitch Marcelo Estrada
Osni Silva Porteiro
Roney Facchini Miguel dos Anjos
Sylvia de Carvalho Linda Loveface
Sônia Zagury Dona Lucélia
Thommy Schiavo Rubens
Wal Schneider Chico
William Vita Policial

Sinopse

Viúvo há 10 anos, Ricardo Aguillar é um conceituado médico. Dono de uma clínica de fertilização, ele é pai de Daniel, um jovem estudante de medicina. Os dois têm visões diferentes da profissão. Um dia, uma enchente destrói o posto médico de uma comunidade em Botafogo, no Rio de Janeiro. Daniel, então decide levar os desabrigados para a clínica de seu pai. É no meio dessa confusão que Daniel conhece Viviane, uma jovem determinada, moradora da comunidade.

Mesmo contrária à posição de Ricardo, os médicos Jane e Guilherme atendem os feridos na clínica. Ricardo e Daniel tem uma violenta discussão e o jovem decide ir para Petrópolis. É no caminho para a região serrana do Rio que Daniel e Viviane voltam a se encontrar.

Viviane mora com seu pai, Jofre, em uma comunidade. Sempre se metendo em enrascadas, Jofre, junto com um comparsa, rouba joias de uma loja e as esconde em casa. Antes de fugir, ele retira as joias do esconderijo, mas deixa cair um anel. É este anel que vai incriminar sua filha Viviane, quando a polícia invade o barraco. Viviane é presa, mas consegue fugir. Ela entra no carro de Daniel e os dois logo ficam amigos. Viviane conta o que aconteceu e Daniel promete ajudá-la. A afinidade imediata entre os dois jovens faz com que Daniel lhe dê uma corrente com um anjo da guarda, que sempre leva com ele. No caminho para Petrópolis, eles sofrem um acidente, e Daniel morre.

No plano espiritual, Daniel é recebido pelo espírito de sua mãe, Francisca; por seu anjo da guarda Seth; e por um espírito de luz, Athael. Já Viviane é socorrida e levada para um hospital. O tratamento é custeado por Ricardo. No hospital, Viviane conhece o ambicioso e inescrupuloso Gilmar, secretário, motorista e assistente pessoal de Ricardo. Com medo de que ele descubra a sua verdadeira história, Viviane diz se chamar Vitória. Só que Gilmar descobre a farsa, sabe que ela está sendo procurada pela polícia, e passa a chantagear Viviane. O objetivo de Gilmar é fazer com que Viviane seja escolhida para gerar o neto de Ricardo, já que Daniel deixou seu sêmen congelado e Ricardo quer que o seu neto nasça através de inseminação artificial. Com medo de ser descoberta, Viviane aceita participar do golpe.

Gilmar leva Viviane para morar junto com a irmã, Luciana, a prima, Mariana, e sua amante secreta, Suely, que é recepcionista da clínica de reprodução assistida. Viviane passa por uma mudança no visual e é instruída sobre como se portar na frente de Ricardo. O objetivo de Gilmar é fazer com que Viviane seja contratada para trabalhar na mansão de Ricardo.  Aos poucos, Viviane/Vitória, que vai trabalhar na casa de Ricardo, vai conquistando a confiança dele. Enquanto isso, no plano espiritual, Daniel mantém sua promessa e protege Viviane. Frequentemente, ela sente a presença de Daniel. No entanto, o comportamento de Daniel é criticado pelo anjo Seth, já que ele não consegue se afastar da vida terrena.

Além de Gilmar, Beatriz e Sofia também estão de olho na fortuna de Ricardo. Beatriz é enteada de Vicente e filha de Sofia. Ela cresceu próxima a Daniel, os dois chegaram a namorar e agora mãe e filha fazem de tudo para que Beatriz seja escolhida a mãe do neto de Ricardo. Elas armam mil e uma situações para que Beatriz seja a mãe do futuro neto de Ricardo Aguillar.

Ao contrário das ambiciosas Beatriz e Sofia, Vicente é honesto, ético e trabalhador. Por ser o melhor amigo de Ricardo, ele é convidado pelo médico a trabalhar na clínica do amigo. Por isso, a família se muda de São Paulo para o Rio de Janeiro. Todos os três vão morar na casa de Ricardo. Vicente é um homem sensível, e, ao longo da história, passa a ver espíritos, revelando-se médium. A governanta de Ricardo, Antonia, também tem esse mesmo dom e é capaz de ver o espírito de Daniel.

Ainda muito preso a sua vida terrena, Daniel quer interferir nos acontecimentos, mas não pode. Ele tenta se comunicar com seu pai, mas só consegue estabelecer contato com Madame Gilda. Ela ganha a vida lendo cartas, mas apesar de ser meio charlatã, é intuitiva e se comunica com Daniel. Através de Madame Gilda, Daniel tenta se comunicar com seu pai, que não acredita nela, e com Viviane. Vicente é o único que dá um crédito de confiança à Madame Gilda.

Depois de muitas armações, Beatriz é escolhida por Ricardo para gerar o filho de Daniel. No entanto, Gilmar começa a chantagear Beatriz e Sofia, já que ele sabe que as duas foram as responsáveis pelo roubo das joias de Francisca. Elas então desistem da inseminação artificial. Depois da desistência de Beatriz, Ricardo convida Mariana para ser a mãe do seu neto. Ela não aceita e quem acaba sendo escolhida é Viviane/Vitória.

Ser mãe do neto de Ricardo Aguillar provoca uma grande mudança na vida de Viviane/Vitória. Ela começa e estudar e recebe de Ricardo a obra do poeta Pedro Cassiano, um dos escritores preferidos de Daniel.

Intrigado com alguns sonhos, Ricardo acaba descobrindo que Pedro Cassiano foi seu antepassado, e que a mulher do poeta, Valentina, é semelhante a Vitória/Viviane. Em um dos sonhos, Ricardo descobre que Pedro Cassiano morreu lutando, atingido por uma espada durante uma luta com um homem mascarado. Ele também chega a conclusão de que ele e Viviane são reencarnações desses personagens do século XVIII, habitantes da cidade de Toledo, na Espanha. Vicente, Francisca e Daniel também viveram na mesma época.

Ao fazer uma regressão, Vicente descobre que era casado com Francisca. Ele se chamava Etéban e era pai de Daniel, cujo nome era Damián. Na vida passada, Damián matou Pedro Cassiano. Depois ele foi morto em um duelo com a viúva Valentina, que o enfrentou para vingar a morte do marido.

Viviane e Ricardo já estão apaixonados, mas ainda não assumem esse sentimento. Ele, inclusive, pensa em se casar com Jane, médica de sua clínica. Apaixonada por Ricardo, Jane é separada, e é mãe de Breno e Vanessa, uma adolescente rebelde que não se conforma com a separação dos pais.

Quando decidem assumir a paixão, Ricardo revela a Viviane que Daniel não era seu filho biológico. A revelação foi feita por Francisca, pouco antes de ela morrer. Por amor ao filho, Ricardo nunca contou a verdade a Daniel. Tempos depois, Ricardo descobre que Daniel é filho de Francisca e Vicente. Ricardo rompe com o amigo, mas no final da novela eles voltam a fazer as pazes.

Ao descobrir que Ricardo e Viviane estão apaixonados, Daniel se revolta e tenta interferir na relação dos dois. Para que Daniel se liberte da vida terrena, Athael, Francisca e Seth rezam para o jovem.

Próximo ao final da novela, Viviane é inseminada. Ela conta toda a verdade sobre a sua vida para Ricardo, que não a perdoa e passa a tratá-la com frieza.

O inescrupuloso Gilmar vai preso, mas foge. Ele faz Viviane de refém e atrai Ricardo para uma armadilha. Depois de brigarem, Viviane é atingida por um tiro, entrando em trabalho de parto. Começa aí uma disputa entre Ricardo e Daniel por Viviane. Ricardo implora para que ela viva, enquanto que Daniel tenta fazer com que Viviane vá embora para o outro lado. Totalmente obcecado por Viviane, os espíritos protetores e o anjo da guarda de Daniel, Seth, têm muito trabalho, mas fazem com que ele desista de levar Viviane. A jovem também pede a Daniel que a deixe ficar com Ricardo, pois o ama e precisa voltar para ficar ao lado dele e cuidar de seu filho. O jovem então abre mão de Viviane, liberta-a e ela retorna a seu corpo. Nasce um menino. Daniel, finalmente, fica em paz.

No final da trama, Gilmar surge em uma praia paradisíaca, rodeado de mulheres. Ele entra no mar em uma boia, dorme e é atacado por um tubarão. Viviane e Ricardo se casam. Tempos depois, Viviane conta que está grávida novamente. Daniel reencarnará nessa criança. Beatriz e Sofia vão morar com Durvalino, o verdadeiro pai da jovem. Ele é rico, porém cafona. Mas como não querem deixar de viver no luxo, mãe e filha terão que se acostumar com a nova realidade.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.3/5 (4 votes cast)
Escrito nas Estrelas, 4.3 out of 5 based on 4 ratings