Ano de Lançamento: 2012

Horário de Exibição: 21h

Classificação Etária: 12 anos

Autor (a): João Emanuel Carneiro, com colaboração de Antonio Prata, Luciana Pessanha, Alessandro Marson, Márcia Prates e Thereza Falcão

Direção: Gustavo Fernandez, Thiago Teitelroit, Paulo Silvestrini, André Camara, Joana Jabace, José Luiz Villamarim e Amora Mautner

Elenco Principal: Adriana Esteves, Débora Falabella, Murilo Benício, Cauã Reymond, Marcello Novaes, Vera Holtz, José de Abreu, Eliane Giardini, Marcos Caruso, Letícia Isnard, Isís Valverde, Heloísa Perissé, Nathália Dill, Alexandre Borges, Débora Bloch, Camila Morgado e Carolina Ferraz

Tema de Abertura: Vem Dançar Contudo, com Robson Moura & Lino Krizz

Quem é quem:

Débora Falabella Nina García Hernández / Rita Fonseca de Souza
Adriana Esteves Carminha (Carmem Lúcia Moreira de Araújo)
Murilo Benício Tufão (Jorge Araújo)
Cauã Reymond Jorginho (Jorge Araújo Filho) / Cristiano Moreira / Batata
Eliane Giardini Muricy Araújo
Marcos Caruso Leleco Araújo
Letícia Isnard Ivana Araújo Oliveira
Marcello Novaes Max (Maxwell Pereira Oliveira)
Vera Holtz Lucinda Pereira Oliveira
José de Abreu Nilo Oliveira
Juca de Oliveira Santiago
Nathália Dill Débora Magalhães Queirós
Alexandre Borges Cadinho (Carlos Eduardo de Souza Queirós)
Débora Bloch Vêronica Magalhães Queirós
Camila Morgado Noêmia Buarque Queirós
Carolina Ferraz Alexia Bragança Queirós
Betty Faria Pilar Albuquerque
Heloísa Perissé Monalisa Barbosa Silas
Aílton Graça Paulo Silas
Bruno Gissoni Iran Barbosa
Fabiúla Nascimento Olenka Cabral
Juliano Cazarré Adauto
Ísis Valverde Suelen
Thiago Martins Leandro
Daniel Rocha Roni “Roniquito”
Otávio Augusto Diógenes
Paula Burlamaqui Dolores Neiva (Soninha Catatau)
Débora Nascimento Tessália das Graças Mendonça
José Loreto Darkson Silas
Cacau Protásio Zezé
Cláudia Missura Janaína
Emiliano D´Ávila Lúcio
Ronny Kriwat Tomás Buarque
Bruna Griphao Paloma Bragança
Tony Ramos Genésio Fonseca Souza
Bianca Comparato Betânia de Almeida
João Henrique Gago Valdo
Carol Abras Begonia García Hernández
Jean Pierre Noher Martin García Hernández
Luana Martau Beverly
Ana Karolina Lannes Ágatha Moreira Araújo
Mel Maia Rita Fonseca de Souza / Nina García Hernández (Criança)
Bernardo Simões Batata /Cristiano Moreira / Jorge Araújo Filho (Jorginho) (Criança)
João Fernandes Picolé
Felipe Abib Jimmy Bastos
André Luiz Miranda Valentim
Murilo Elbas Branco
Patrícia de Jesus Jéssica
Marcella Valente Renata
Aline Xavier Cida
Lucas Simões
Adrielli Carvalho Jéssica (criança)
José Victor Pires Iran (criança)
Max Lima Menino do lixão
Bernadete Costa Betânia (criança)
Rose Lima Zulmira
Gabriella Saraivah Miluce
Hannah Zeitoune Karem
João Pedro Carvalho Jerônimo
Roberta Piragibe Nice
Amélia Bittencourt Elvira
Ângela Dipp Bernardete
Beto Quirino Aldeir
Breno de Fellipo Tubarão
Charles Myara chefe de segurança do hotel onde Max não tinha dinheiro para pagar a conta
Christiano Torreão barman do bar onde Cadinho frequenta
Cláudia Assunção Neide
Claudiana Cotrim mãe de Iran
Cleiton Morais Wallace
Daniela Camargo cliente da loja de Diógenes
Daniel Kuzniecka Hector
Dayenne Mesquita Luana
Dudu Sandroni delegado
Ed Oliveira Sandro
Elea Mercúrio Kiki
Felipe Titto Sidney
Gabriel Chadan Wallerson
Gê Martu Júlio
Gláucio Gomes Cleberson
Jairo Mattos Xandão
José Ramos Oséas
Junior Prata Técnico do Flamengo
Kiko Pissolato Jair
Leandro Develly Ceará
Leandro Santanna Herculano
Luciene Adami Cristina
Lui Strassburger Ruy
Márcio Tadeu Padre Solano
Maria Mônica Passos companheira de cela de Lucinda
Mariana Xavier cliente da loja de Diógenes
Marina Glezer Mercedes Hernandez (irmã adotiva de Nina)
Mário Hermeto Zenon
Oswaldo Barúna Roger Baiano
Prazeres Barbosa Déa
Rafael Sieg Nicolau
Rafa de Martins homem que agride Max
Regina Sampaio Irmã Clarice
Rita Guedes Nicole
Rodrigo Rangel Moreira
Sérgio Monte Jair
Sérgio Stern médico que examina Silas
Vicentini Gomez Serjão
Vilma Melo Conceição
Wandi Doratiotto Francisco
William Vita Ramon

Sinopse

A novela começa contando a história da menina Rita, uma criança doce e meiga. Ela é filha do viúvo Genésio, que se casou com Carminha, uma mulher aparentemente humilde e simplória. No entanto, Carminha, junto com o amante Max, decide aplicar um golpe em Genésio, que morre atropelado acidentalmente pelo craque de futebol Tufão, na Avenida Brasil, zona norte do Rio de Janeiro. Para ficar com o dinheiro de Genésio, Carminha manda Max abandonar Rita em um lixão. No início, ela é explorada por Nilo, mas depois recebe a proteção e o carinho de mãe Lucinda.

Rita sente ódio de Carminha e a culpa por ter destruída a sua vida, sua casa e sua família. No lixão, Rita conhece Batata, um menino de rua que vive com Lucinda. As duas crianças se apaixonam e se tornam inseparáveis. Um dia Carminha aparece no lixão e decide levar Batata para a sua casa. Assim, Batata acaba sendo adotado pela família de Tufão, e ele se separa de Rita, o seu amor de infância. Por sua vez, Rita é adotada por uma família argentina, vai morar em Mendoza, e passa a se chamar Nina.

Na Argentina, Nina se torna uma excelente chef de cozinha, mas ela decide abandonar seu namorado e duas irmãs para voltar para o Brasil e iniciar o seu plano de vingança. Para isso, ela se aproxima através da internet de Ivana, irmã de Tufão, e consegue ser contratada para trabalhar como cozinheira na casa de Tufão e Carminha, que agora é uma respeitável esposa e mãe de família.

Carminha conquistou Tufão após separá-lo da cabeleireira Monalisa, o verdadeiro amor do jogador de futebol. Monalisa se torna uma mulher bem sucedida, sendo dona de um salão de beleza no Divino, bairro do subúrbio carioca. Ela dirige o salão junto com sua amiga Olenka. Monalisa perde um filho de Tufão e adota o menino Iran.

Carminha é querida por todos, menos por Jorginho (seu filho biológico com Max) e Monalisa que não acredita na pose de boa moça de Carminha. Tufão e Carminha têm uma filha, Ágata, constantemente humilhada pela mãe por estar acima do peso. A menina adora a mãe. Carminha se casa com Tufão, mas continua amante de Max, que se casa com a divertida Ivana, irmã de Tufão. Aliás, Max e Carminha também foram criados no lixão e, assim como Nina e Jorginho, se apaixonaram lá.

Jorginho é noivo de Débora, uma moça rica. No entanto, ao reencontrar Rita, agora como Nina, ele quer assumir a namorada de infância para a família. No entanto, Nina, que já está trabalhando na casa de Tufão, ao descobrir quem é Jorginho fica dividida entre o amor e a vingança contra sua ex-madrasta Carminha.

Em determinado momento de Avenida Brasil, Nina revela a Carminha quem ela é, passando a judiar, infernizar a vida de Carminha, que não aguenta a pressão, dando a impressão a sua família de que está emocionalmente doente. Depois, Carminha inverte o jogo e faz com que a família de Tufão pense que Nina é uma psicopata, capaz de aplicar golpes contra a família do ex-jogador. Juntos, Nina e Jorginho tentam desmascarar Carminha, mas ela sempre inverte o jogo e todos acreditam em Carminha, e Nina passa muitas vezes por mentirosa.

O lixão onde vivem Lucinda e Nilo guarda muitos segredos que vão sendo revelados aos poucos. Lucinda é protetora, e cuida das crianças que moram com ela. Já Nilo é um homem interesseiro, um tipo asqueroso, que maltrata as crianças do lixão e quer sempre tirar alguma vantagem. Como sabe de muitos segredos, consegue tirar dinheiro de Carminha e Nina em troca de informações.

Lucinda tem uma relação conflituosa com Carminha, com quem mantém segredos do passado. No decorrer da novela, descobre-se que Lucinda foi casada com Nilo e que os dois são pais de Max. Portanto, Jorginho, que é filho de Carminha com Max é neto de Lucinda e Nilo. Os dois também eram pais da menina Clarinha, que morreu ainda pequena.

Lucinda teve um caso com Santiago, pai de Carminha. Quando a mãe de Carminha descobriu, ficou transtornada e tentou matar Lucinda. Porém, o tiro acabou acertando e matando Clarinha. Inconformada com a morte da filha, Lucinda foi até a casa de Santiago e matou a mulher dele, deixando Carminha órfã. Lucinda foi presa. De certa forma, Lucinda protege Carminha, pois se sente culpada por tudo que Carminha sofreu depois desta tragédia. No final da trama, se descobre que Santiago foi o responsável pela morte da própria mulher, e fez com que todos acreditassem que Mãe Lucinda era a culpada. Santiago mata Nilo, mas antes de morrer ele revela a Nina que Lucinda não é culpada pela morte da esposa de Santiago.

Max é assassinado e muitos são os suspeitos: Carminha, Tufão, Jorginho, Ivana, Muricy, Leleco, Janaína e Lúcio. No entanto, Lucinda revela que matou o filho para salvar Nina, que estava nas mãos de Max. Lucinda é presa mais uma vez.

Quando Tufão e sua família descobrem toda a verdade sobre Carminha, ela é expulsa de casa e vai morar com Santiago, que arma um plano para aplicar um golpe em Tufão. Santiago sequestra Tufão com o intuito de ganhar dinheiro como resgate. Nina conta para Lucinda toda a verdade sobre a morte da esposa de Santiago, e que ela sempre foi inocente. Lucinda revela que Santiago tem um sítio em Magé. Ao chegar ao sítio, Nina encontra Tufão, ela tenta soltá-lo, mas também é presa. Quando chegam ao aeroporto, Santiago ameaça atirar em Tufão e Nina, mas Carminha os salva e atira em Santiago. Ela perde perdão a Tufão, dizendo que queria ser uma esposa perfeita. Carminha então entrega a arma para Nina e pede para ela atirar. Só que ela não atira. Carminha decide não fugir e se entrega para a polícia.

Chega a hora de descobrir o assassino de Max. Carminha confessa que matou o seu ex-amante na noite em que ele havia prendido todos os familiares de Tufão, inclusive Nina que foi usada como escudo. Outros personagens como Lúcio, Ivana e Janaína também tentaram matar Max, porém Carminha salvou Nina e o matou com um golpe fatal com uma enxada.

Três anos se passaram, Carminha sai da prisão e vai morar no lixão com Lucinda. Tufão e Monalisa reatam. Leleco reata o casamento com Muricy. Ivana fica com Silas. Ágatha viaja para fazer um curso de culinária. Tessália, que namorou Leleco, se apaixona por Darkson e os dois terminam juntos. Iran e Débora casam-se. Nina tem um filho com Jorginho. Nina e Carminha se reconciliam.

Olenka descobre o segredo de Adauto: ele ainda chupa chupeta e esse mal o fez desistir do Divino Futebol Clube, porém Olenka decide ajudá-lo e queima a chupeta. Recuperado do trauma, Adauto volta a jogar e ajuda o Divino a voltar para a primeira divisão do futebol carioca.

Avenida Brasil conta ainda a história de Cadinho, casado com Verônica e que tem mais duas amantes, Noêmia e Alexia. Cadinho e Verônica são pais de Débora. Com Noêmia, Cadinho teve Tomás, e com Alexia, Cadinho é pai de Paloma. Quando todas as mulheres de Cadinho descobrem a verdade, instala-se uma grande confusão até que, no final, Cadinho se casa com suas três mulheres no Divino.

O triângulo amoroso formado por Suelen, Roni e Leandro também fez muito sucesso. Suelen é uma “piriguete” que sonha em se casar com um jogador de futebol rico e famoso. Ela se envolve com Leandro, mas se casa com Roni. Só que a união não dura muito tempo e quando Leandro é contratado por um grande time do Rio de Janeiro, Suelen abandona Roni e vai viver com Leandro. Só que por causa de sua ambição, Suelen, indiretamente, faz com que Leandro perca a sua grande chance no futebol, e ele resolve ir embora do Rio de Janeiro. Suelen e Roni vão atrás dele e convencem Leandro a voltar para o Divino. Os três então resolvem morar juntos. No final, Suelen, engravida e nem Roni nem Leandro querem saber quem é o pai verdadeiro. Assim, os três decidem cuidar do bebê juntos.

Carminha se apavora ao ver Max na mansão

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.0/5 (4 votes cast)
Avenida Brasil, 4.0 out of 5 based on 4 ratings