Ano de Lançamento: 2010

Horário de Exibição: 18h

Classificação Etária: Livre

Autor (a): Walther Negrão com colaboração de Jackie Vellego, Renato Modesto, Julio Fischer, Alessandro Marson e Fausto Galvão

Direção: Marcos Schechtman e Marcelo Travesso

Elenco Principal: Murilo Rosa, Cléo Pires, Milena Toscano, Lima Duarte, Júlia Lemmertz, Laura Cardoso, Thiago Fragoso, Juca de Oliveira, Mariana Rios, Suzana Pires, Otávio Augusto, Raphael Viana, Eva Wilma

Tema de Abertura: Companheiro, com Maria Eugênia

Quem é quem:

Murilo Rosa Solano Rangel
Cléo Pires Estrela Karuê (Estela Rangel)
Milena Toscano Manuela Martinez
Lima Duarte Max (Maximiliano Martinez)
Júlia Lemmertz Maria Amélia Martinez
Thiago Fragoso Vitor Vilar
Raphael Viana Frederico Martinez (Fred)
Suzana Pires Janaína Santos Martinez
Laura Cardoso Mariquita (Maria Quitéria)
Eva Wilma Beatriz Cardoso (Pierina)
Mariana Rios Nancy Santos
Otávio Augusto Padre Emílio
Thaís Garayp Terê Tenório
Emílio Orciollo Netto Néca Tenório
Nando Cunha Bucéfalo Almeida (Pimpinela)
Tânia Alves Pérola Simões
Gésio Amadeu Cirso Simões
Cinara Leal Safira Simões
Nanda Lisboa Ametista Simões
Raquel Villar Esmeralda Simões
Regina Duarte Antoninha Rangel
Edson Celulari Fernando Rangel
Juca de Oliveira Gabriel Valadares
Flávia Guedes Aspásia
Ângelo Antônio Geraldo Lutti Filho
Paula Pereira Isadora de Almeida Lutti (Dora)
Turíbio Ruiz Ruriá Karuê
Aninha Lima Lenita
Thiago Oliveira Tavinho
Yunes Chami Mamed Mascate
Luciano Scalioni Bruno Santos
Bruna Marquezine Terezinha
Eduardo Coutinho Dr. Ricardo
Maria Joana Chiappetta Maria da Glória Mourão (Sargento Mourão)
Ricardo Castro Caroço
Adilson Maghá Eugênio (Genão)
Frederico Volkmann Tomé
Cadu Paschoal Pedro
Luigi Matheus Mateus
Douglas Moreira André
Laura Barreto Madalena
Brenda Diniz Maria
Roberta Piragibe Verônica
Alice Motta Antônia Rangel
Diogo Oliveira Apoena Karuê
Suyane Moreira Iaru
Luciana Carinielle Lourdinha
Christovam Netto Marreta
Henri Castelli Rudy
Neuza Borges Ivete Valadares
Josie Pessoa Antoninha (Jovem)
Bernardo Melo Barreto Gabriel (jovem)
Renata Ferreira Mariquita (Jovem)
Mellody Freire Estela (criança)
Clarice Niskier Irmã Dulce
Bia Nunnes Drª Vera
Cris Vianna Professora
Leona Cavalli Marly
Luiz Baccelli médico de Max
Alexandre Liuzzi Maciel
Bruno Padilha falsifica o teste de paternidade de Solano a mando de Max
Carlo Mossy Lauro
Cristiane Machado Helô
Isabelle Marques Cotinha
Igor Angelkorte Caio
Karina Ferrari Juliana
Jonas Mello Bispo Dom Eugênio
Luisa Mell Cris
João Velho Durval
Luiz Carlos Vasconcelos Frei Gusmão
Nana Gouvêa Jamila
Pablo Belini Hector
Paloma Riani Sonia
Thalita Ribeiro Jussara
Tina Kara Vânia
Victor Sidoni Alex
Luana Dra.Murakami
Daniel Daniel
Victor & Léo Victor & Léo

Sinopse

A novela se passa nos arredores do Rio Araguaia e conta a história de Solano e a maldição indígena lançada, em 1845, sobre a sua família. Durante a Revolução Farroupilha, no Rio Grande do Sul, Antonia, uma mulher branca, conhece o índio Apoena. Os dois fogem durante um ataque à fazenda onde mora Antonia. Os dois se apaixonam. Antonia engravida e Apoena decide levá-la para a sua tribo, a karuê. Na aldeia, a chegada de Antonia desperta o ciúme e o ódio da índia Iaru, casada com Apoena e com quem tem filhos. Furiosa por perder Apoena, Iaru decide se vingar e lança uma maldição. Ela pede ao xamã para lançar um feitiço sobre Apoena e Antonia: enquanto houver sangue karuê sobre a Terra, a começar por aquele menino que Antonia carrega em seu ventre, todos os filhos homens dela e de suas futuras gerações terão morte prematura no Araguaia. Antonia relata essa história num caderno de receitas, que é passado de geração em geração.

Muitos anos depois, Antoninha, que tem medo que a profecia se concretize, entrega seu filho pequeno, Fernando, aos cuidados da amiga Mariquita. O objetivo é deixá-lo longe do Araguaia, pois Antoninha teme pela vida de seu filho. Antoninha sofre ainda com o sumiço do guerrilheiro Gabriel, pai de seu filho. Ele desapareceu sem deixar vestígios, após ser acusado de subversão pelo fazendeiro Max, que disputa o coração de Antoninha com Gabriel. Depois de ser rejeitado por Antoninha, Max faz de tudo para prejudicá-la e até consegue a posse da estância e das terras herdadas de seus ancestrais.

Os anos passam, e Fernando, um apostador inveterado em corrida de cavalos, perde tudo o que tem em um páreo e, sem dinheiro, decide ir para Pirenópolis, onde mora seu filho Solano e Mariquita. No caminho, ele e sua jovem esposa, Estela, encontram com uma trupe de circo. A vidente Terê Tenório lê a sorte de Fernando e se assusta ao constatar que ele irá morrer à beira do Araguaia.

Ao chegar à Pirenópolis, Fernando descobre que sua mãe está viva, mas muito doente. Ele e Solano são então levados por Mariquita até o Araguaia para verem Antoninha. Fernando demonstra mágoa por ter sido abandonado por sua mãe, e Antoninha lhe conta sobre a maldição. Ele não acredita na história, e após a morte da mãe, Fernando decide permanecer no Araguaia para se apossar das terras de Antoninha. No entanto, ele descobre que as terras passarão para as mãos de Max como pagamento por dívidas antigas de sua mãe. Fernando resolve ir embora. Só que é tarde demais. Fernando é encontrado morto na cama e sua morte é um mistério.

Max nasceu e foi criado no Rio Grande do Sul, mas foi para o Araguaia onde fez fortuna. Max é casado com a ex-modelo Amélia com quem teve dois filhos, Manuela e Frederico. Ao longo da novela, Amélia se envolve com Vitor Vilar, ex-noivo de Manuela.

Solano ama a natureza e os animais, especialmente os cavalos, com quem tem uma relação muito especial. Ele foi criado pela avó postiça, Mariquita, e nunca teve contato com a mãe, Beatriz. Quando ela engravidou de Fernando, Beatriz era dona de um bordel e usava o codinome Pierina. Quando o bebê nasceu, entregou a criança ao pai.

Ao chegar ao Araguaia, Solano encontra um povo oprimido e decide enfrentar Max, que até então era o “dono” da cidade. Com a ajuda da população local, Solano decide construir a cidade de Girassol. Até Frederico, filho de Max, ajuda Solano. Ele cede as terras que herdou do pai para a construção da vila. Solano se divide entre dois amores: Estela, viúva de seu pai, e a veterinária Manuela, filha de Max. Manuela é noiva do empresário Vítor. Depois de terminar com Vitor, Manuela se entrega à paixão por Solano.

Estela guarda um grande segredo que aos poucos vai sendo revelado. Depois da morte de Fernando, ela passa a morar com seu enteado, Solano e dona Mariquita. De origem indígena, Estela se apaixona por Solano. Ela fica dividida entre lutar por esse amor ou dar prosseguimento à maldição da tribo karuê. Na verdade, Estela se aproximou de Fernando e Solano para garantir que a maldição seja cumprida. Confusa e dividida, Estela procura pelo seu avô, o índio Ruriá, e pede para ir embora do Araguaia. Ele diz que Estela tem de cumprir a sua missão.

Com o passar do tempo, Solano descobre tudo sobre a maldição ao ler o livro de receitas, que na verdade é um diário. Apesar de saber que está marcado para morrer, ele reluta em deixar o Araguaia por causa de Manuela. Desconfiado de Estela, Solano tenta saber mais sobre o seu passado. Certo dia, Solano vê Estela fazendo um ritual karuê numa cachoeira. E ela não tem mais como esconder a verdade. Estela conta a Solano que se chama Estrela e que é a última descendente da tribo dos karuês. Estela revela ainda que desde pequena foi instruída para destruir os homens da família de Solano, e assim fazer cumprir a maldição. Estela revela ainda que não conseguiu cumprir a sua missão porque se apaixonou por Solano. Depois de desmascarada, Estela vai morar com seu avô na mata. Decidida, Estela faz de tudo para acabar com a maldição.

Solano ouve uma conversa entre Mariquita e Beatriz e descobre que esta é sua mãe biológica. No início, ele a rejeita, mas depois perdoa a mãe por tê-lo abandonado. Ao saber que Solano é filho de Beatriz, Max levanta a possibilidade de ele ser o pai do domador de cavalos. Se isso fosse verdade, Solano seria irmão de Manuela. Solano faz um exame de DNA, porém Max frauda o exame, e pensando ser irmão de Manuela, Solano se afasta de seu amor. Depois de descobrirem a manobra de Max, Solano e Manuela se reaproximam, mas a notícia de que Estela está grávida faz com que Solano mude de ideia, assuma a criança e se entregue ao amor de Estela.

Solano e Estela temem que a criança seja um menino, por isso decidem desfazer a maldição. Com a ajuda de Terê Tenório e de padre Emílio, eles descobrem que o cordão umbilical do filho de Estela e Solano deve ser cortado pelo avô de Solano, Gabriel, que não morreu e está de volta à cidade. Gabriel corta o cordão umbilical e a maldição é desfeita.

Max tenta matar Gabriel e Solano, mas despenca de um desfiladeiro e morre. Com a morte do vilão, Amélia devolve a estância para a família de Solano. Livres da maldição, Solano e Estela criam o filho na estância. Manuela apaixona-se pelo jornalista Rudy.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.3/5 (4 votes cast)
Araguaia, 4.3 out of 5 based on 4 ratings