Ano de Lançamento: 1997

Horário de Exibição: 18h

Classificação Etária: Livre

Autor (a): Maria Adelaide Amaral com colaboração de Bosco Brasil, Vincent Villari e Dejair Cardoso

Direção: Denise Saraceni, José Luiz Villamarim e Emilio di Biasi

Elenco Principal: Glória Pires, Kadu Moliterno, Alessandra Negrini, Leonardo Brício, Maria Padilha, Daniel Dantas, Mauro Mendonça, Beatriz Segall

Tema de Abertura: Cruzando Raios, com Orlando Morais

Quem é quem:

Glória Pires Nice (Eunice Noronha)
Kadu Moliterno Rodrigo Medeiros
Alessandra Negrini Paula Novaes
Leonardo Brício Ricardo Medeiros
Maria Padilha Stella Medeiros Facchini
Daniel Dantas Tadeu Facchini
José Lewgoy Eduardo Medeiros
Luciano Szafir Júlio Malagoni
Mauro Mendonça Ruy Novaes
Luiza Brunet Teresa Novaes
Emílio Orciollo Netto Bruno Novaes
Léa Garcia Cida
Taís Araújo Vívian
Lília Cabral Goreti Garcia
Luis Salém Benny Garcia
Samara Felippo Simone Garcia
Cláudio Corrêa e Castro Augusto
Regina Dourado Alzira Machado
Márcio Garcia Luís Carlos Machado
Beatriz Segall Clô (Clotilde Jordão)
Jackson Antunes Fred (Frederico Jordão)
Ariclê Perez Elisinha Jordão Ferraz
Bel Kutner Helena Jordão Ferraz
Gabriel Braga Nunes Olavinho Jordão Ferraz
Raul Gazolla Ciro Furtado
Sérgio Viotti Américo Abreu
Lavínia Vlasak Lígia Abreu Furtado
Mila Moreira Marilu Abreu Furtado
Thelma Reston Tiana
Ivone Hoffman Geralda
Ada Chaseliov Dora
Átila Iório Josias
Ana Beatriz Nogueira Duda (Maria Eduarda Medeiros)
Júlio Braga Gastão
Marcela Raffea Socorro
Bruno e Tiago La Roque Guimarães Téo (Teodoro Medeiros) – bebê
Sérgio Mamberti Otávio Ferraz
Licurgo Spínola Celso
Carlos Kroeber Conrado
Mauricio Gonçalves Ivan
Mônica Mattos Fátima
Noris Barth Marcy
Suzana Vieira babá

Sinopse

Nice é uma moça pobre que vê a oportunidade de melhorar de vida quando surge uma vaga de babá para cuidar do filho de Stela, na mansão dos Medeiros, onde seu pai, Augusto, trabalha como motorista. Ambiciosa, ela não se conforma em simplesmente se casar com o namorado suburbano, o mecânico Júlio, e decide conquistar Rodrigo, irmão de Stela, e por isso, não mede esforços para conseguir o seu objetivo. Com sua cara de anjo, Nice fomenta intrigas dentro da mansão e sua primeira vitória é terminar com o noivado entre Rodrigo e Paula, fazendo com que ele descubra o envolvimento de sua noiva com o seu irmão Ricardo. Desiludido com a traição, Rodrigo torna-se insensível e passa a não acreditar nas mulheres. Para desafiar a família e se vingar de Paula, ele começa a aparecer na noite paulista em companhia de Nice, que, nesta altura, já se encontra verdadeiramente apaixonada por Rodrigo. Após algum tempo, Rodrigo se sente culpado por estar usando a empregada e se afasta dela, se encantando pela doce Lígia, que é apaixonada por ele desde menina. Só que Luiz Carlos, irmão de Nice, também se interessa por Lígia e a babá usa seu próprio irmão para tirar Lígia do caminho de Rodrigo.

Em casa, Nice não se entende com Alzira, que a rejeita, e que julga ser sua mãe adotiva. Ao longo da trama, descobre-se que Nice é filha biológica de Alzira, fruto de um estupro. Depois de abandoná-la à própria sorte, Alzira se arrepende e vai buscar a filha no orfanato, sem nunca revelar sua origem a ninguém. Enquanto isso, antes do final feliz com Rodrigo, Nice passa por maus momentos durante o parto de seu filho, chegando a ficar a beira da morte. Depois de recuperada, ela decide partir, no entanto, no avião, com seu bebê nos braços, Nice encontra Rodrigo que decide começar uma nova vida ao lado dela.

Além da trama central, a telenovela também fala sobre preconceito racial através do personagem Tereza, filha de uma negra e que esconde sua origem do marido Rui (com quem se casou por interesse) e de seus filhos Paula e Bruno. Resignada com a rejeição da filha, Cida adota Vivian, uma ex-menina de rua negra, que acaba se relacionando com Bruno. É ele quem descobre que Cida é sua avó. No final de Anjo Mau, Cida é finalmente reconhecida pela filha. Vivian e Bruno rompem a relação, mas se tornam grandes amigos. Ela termina casando-se com Ricardo, que abandona Paula. Na telenovela também é mostrada a decadência da tradicional família paulista quatrocentona, através das irmãs Clotilde e Elisinha Jordão Ferraz, que tentam esconder a ruína mantendo a pose e dando calotes, e a luta da costureira Goreti para educar a filha Simone, fruto de um relacionamento com Tadeu, marido da ciumenta Stela Medeiros.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.0/5 (19 votes cast)
Anjo Mau , 4.0 out of 5 based on 19 ratings