Ano de lançamento: 2005 e reapresentação em 2009

Horário de transmissão: 18h

Classificação etária: livre

Autor: Walcyr Carrasco

Direção: Jorge Fernando

Elenco principal: Eduardo Moscovis, Priscila Fantin, Liliana Castro, Drica Moraes, Flávia Alessandra, Elizabeth Savala, Malvino Salvatore, Ana Lúcia Torre, Alexandre Barillari.

Tema de abertura: Alma Gêmea, do cantor Fábio Jr.

Quem é quem:

Eduardo Moscovis Rafael
Priscila Fantin Serena
Liliana Castro Luna
Flávia Alessandra Cristina
Ana Lúcia Torre Débora
Alexandre Barillari Guto
Drica Moraes Olívia
Malvino Salvatore Vitório
Elizabeth Savala Agnes
Walderez de Barros Adelaide
Nívea Stellman Alexandra
Ângelo Antônio Eduardo
Sidney Sampaio Filipe
Cecília Dassi Mirela
Rena Ribeiro Carlito
Kayky Brito Gumercindo
Erik Marmo Hélio
Fernanda Machado Dalila
Rodrigo Phavanello Roberval
Ankito Falecido
Neusa Maria Faro Divina
Fulvio Stefanini Osvaldo
Nicete Bruno Ofélia
David Lucas Terê
Michel Bercovicht Ciro
Ronnie Marruda Abílio
Marcelo Barros Alaor
Emiliano Queiroz Bernardo
Maurício Machado Baltazar
Maria da Penha Clarice
Pamella Rodrigues Paulina
Julia Lemmertz Cleyde
Ermílio Occiolo Crispim
Fernanda Souza Mirna
André Gonçalves José Aristides
Hilda Rebello Dona Filó
Umberto Magnani Elias
Nina de Pádua Eliete
Marcelo Faria Jorge
Daniel Barcellos Ermelino
Ernesto Piccolo Eurico
Lady Francisco Generosa
Maria Silvia Índia Velha
Julia Ruiz Irene Ivan
Keruse Bongiolo Judith
Felipe Camargo Julian
Rita Guedes Kátia
Bruna di Tulio Madalena
Tammy di Calafiori Nina
Francisco Carvalho Pajé
Luigi Barricelli Raul
Aisha Jambo Sabina
Thiago Luciano Ivan

Sinopse:

A novela se inicia em 1928, na cidade de Roseiral. Na cidade de Roseiral encontramos pessoas diferentes, com características próprias e divertidas histórias, como Crispim, um caipira que vive de olhos bem aberto para que Mirna, sua irmã, não fique correndo atrás de um marido e Tio Nardo, que criou os sobrinhos e se esforça para tentar manter a harmonia entre os dois; a família da pensão e os pensionistas, que adoram um mexerico e vivem aprontando mil e uma confusões; outra figura bastante engraçada é Olívia, que vive de seu brasão e de sua família, que está longe de ser perfeita, com dois filhos e um marido que só sabe correr atrás de um rabo de saia; em Roseiral vive também Rafael, um charmoso botânico que despertou o amor de Cristiana, mas que acabou se apaixonando por Luna, a prima de Cristiana. Rafael e Luna se apaixonam, se casam e logo Luna fica grávida, o que completa a perfeita vida do casal, mas tanta felicidade irá despertar a ira de Cristiana, que jamais perdoará a prima e irá ser uma pedra na vida dela e de Rafael. Levada pelo seu ódio Cristina arma com Guto um roubo, para tirar da prima as jóias da família, que as recebeu ao ter o primeiro filho, mas que Cristina acredita serem dela por direito; o roubo sai do plano inicial e acarreta na morte de Luna, que dará rumo a todo o enredo da trama.

A alma de Luna deixa seu corpo de maneira violenta e Rafael, seu grande amor, não se conforma e acaba fazendo com que a alma de Luna volte rapidamente, para terminar seu caminho. Assim, em uma noite calma, a alma de Luna retorna e, em uma tribo afastada, a indiazinha recebe o nome de Serena, e crescerá vendo imagens estranhas a ela, mas bem conhecidas por Luna e quando atingir a idade adulta seguirá seu caminho rumo a Roseiral, para encontrar seu amor e descobrir o crime que cerca a morte de Luna. Os outros personagens vão continuar com suas armações e confusões: Olívia terá que aprender a se cuidar e achará um verdadeiro amor; Raul vai aprontar muito, mas como todo mal caráter verá seus dias de glória irem pelo ralo; Dalila vai aprender com a vida que o dinheiro não trás a felicidade e as vezes a ambição só a afasta e, bem, muitas emoções cercam essa bela história, onde o amor sempre prevalecerá.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 3.7/5 (41 votes cast)
Alma Gêmea, 3.7 out of 5 based on 41 ratings