Ano de Lançamento: 1994

Horário de Exibição: 19h

Classificação Etária: Livre

Autor (a): Ivani Ribeiro, com colaboração de Solange Castro Neves

Direção: Wolf Maya, Ignácio Coqueiro e Maurício Farias

Elenco Principal: Christiane Torloni, Antônio Fagundes, Miguel Falabella, Guilherme Fontes, Maurício Mattar, Andréa Beltrão, Cláudio Cavalcanti, Lucinha Lins, Laura Cardoso, Yara Cortes.

Tema de Abertura: A Viagem, com Roupa Nova

Quem é quem:

Antônio Fagundes Otávio César Jordão
Christiane Torloni Dinah Toledo Dias
Maurício Mattar como “Téo” (Teodoro Dias)
Guilherme Fontes Alexandre Toledo
Miguel Falabella Raul Toledo
Thaís de Campos Andrezza Muniz Toledo
Lucinha Lins Estela Toledo
Fernanda Rodrigues Bia (Beatriz Toledo Novaes)
Jonas Bloch Ismael Novaes
Cláudio Cavalcanti Dr. Alberto Rezende
Yara Cortes Dona Maroca Toledo
Felipe Martins Tato (Otávio César Jordão Júnior)
Daniel Ávila Dudu (Eduardo Jordão)
Andréa Beltrão Lisa
Ary Fontoura Tibério
Nair Bello Dona Cininha
Laura Cardoso Guiomar Muniz
Suzy Rêgo Carmem
Irving São Paulo Zeca (José Carlos Barbosa)
Eduardo Galvão Mauro Botelho Rezende (primo de Alberto)
Lolita Rodrigues Fátima Aparecida Domingues
Denise Del Vecchio Glória
Cláudio Mamberti Geraldão
Danton Mello Johnny
Jayme Periard Igor
Ricardo Petraglia Diogo Queiroz (amigo e sócio de Otávio)
Keila Bueno Naná
Myrian Pérsia Salomé
Tânia Scher Josefa
Mara Carvalho Regina
Renato Rabello Padilha
Lucio Mauro Filho Caíto
Mara Manzan Ednéa
Eduardo Felipe Dedé
Viviane Ribeiro Patty (Patrícia Toledo Dias)
Miriam Freeland Cris
Mylla Christie Carlota
John Herbert Agenor
Gésio Amadeu Julião
Caio Junqueira Pedro Bala
Roberta Índio do Brasil Sofia
Solange Couto Zulmira
Carlos Takeshi Okida
Thierry Figueira Guga
Rejane Goulart Júlia
Cibelle Larrama Maria
Jorge Pontual Antônio (Tonho, namorado de Maria)
Maria Alves Rosa
Andrea Avancini Aline
Lafayette Galvão André
Anselmo Vasconcelos presidiário
Breno Moroni mascarado (Adonay)
Miliza Ivens Irene
Vinícius Marques Diogo
Vanda Alves Dolores
Chris Pitsch Bárbara
Ronaldo Tasso Pedrinho
Selma Samar Vovó
Walther Verve Boca

Sinopse

A doutrina espírita, a vida após a morte, é o tema central desta telenovela. Alexandre, um rapaz rico, é usuário de drogas e álcool. Ele é pego em flagrante após um assalto, mata um homem e tenta fugir. Seu irmão, Raul, e o cunhado, Teo, com quem Alexandre não mantém boa relação, o entregam à polícia. Porém, Dináh, casada com Teo, decide ajudar o irmão e recorre aos melhores profissionais para defendê-lo. É assim que Dináh conhece o renomado advogado Otávio Jordão. Só que Otávio não pode defender Alexandre, já que ele está disposto a fazer de tudo para condenar o rapaz, uma vez que o homem morto era seu melhor amigo. Já, Lisa, cansada do conturbado romance, decide deixar Alexandre. Assim, no julgamento, Alexandre é condenado e preso. Para não passar mais de 20 anos sofrendo na cadeia, suicida-se, prometendo vingança “senão nessa vida, na outra”. Ao chegar ao plano espiritual, Alexandre vai para o Vale dos Suicidas. Lá, cheio de ódio, ele passa a se dedicar a infernizar a vida de Raul, Teo e Otávio, que, segundo ele, são responsáveis por seus infortúnios. Seu ódio aumenta quando Dináh, mulher ciumenta, que vive uma relação frágil e conturbada com o marido Theo, se apaixona por Otávio Jordão. Por outro lado, Lisa e Teo também se apaixonam, deixando Alexandre ainda com mais ódio.

Na terra, o médico e amigo da família Dr. Alberto Rezende tenta ajudar a mãe de Alexandre, Dona Maroca, e a todos da família. Alberto é apaixonado por Dináh, mas depois volta suas atenções para Estela, irmã de Dináh, Raul e Alexandre. Estela tem problemas com sua filha adolescente Bia, que criou sozinha já que o marido, Ismael Novaes, é um mau caráter que a abandonou com a filha pequena. Porém, depois de anos de ausência, ele reaparece e passa a influenciar negativamente a filha contra a mãe. Alexandre continua influenciando negativamente aqueles que considera seus inimigos. Ele acaba estragando o casamento de Raul e Andreza; torna Teo um homem violento; e influencia Tato, filho mais velho de Otávio Jordão, que se desinteressa pelos estudos e torna-se um jovem delinquente. Aos poucos, Dr. Alberto começa a perceber que todos esses conflitos estão sendo causados por influência do espírito de Alexandre, e assim, decide fazer reuniões mediúnicas para tentar livrar o espírito de Alexandre do mal.

O lado cômico da novela fica por conta dos personagens que frequentam a pensão de Dona Cininha, como Tibério, um funcionário público; Adonay, um homem misterioso apelidado de “Mascarado”, que esconde seu rosto horrivelmente deformado num acidente de adolescência; e o folgado Agenor, pai da jovem Lisa.

A trama sofre uma reviravolta com a morte de Otávio Jordão, em um acidente de carro provocado por Alexandre. Em seguida, morre Dináh de um infarto fulminante após reencontrar sua sobrinhia, Bia que estava desaparecida, pois era sua última missão aqui na Terra. Os dois se reencontram num lugar chamado “Nosso Lar”, uma colônia espiritual, e, juntos, tentam neutralizar a má influência de Alexandre sobre os vivos. Com as reuniões do Dr. Alberto, o espírito atormentado de Alexandre começa a se enfraquecer. Nos capítulos finais da história, Alexandre diz à irmã que não tem mais forças para odiar e decide se desculpar com o homem que matou. Depois, pede a seu mentor, André, para reencarnar no filho de Lisa e Teo.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.0/5 (22 votes cast)
A Viagem, 4.0 out of 5 based on 22 ratings