Ano de Lançamento: 1997

Horário de Exibição: 20h

Classificação Etária: Livre

Autor (a): Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares com colaboração de Nelson Nadotti, Marcia Prates e Maria Elisa Berredo

Direção: Paulo Ubiratan, Luís Henrique Rios, Marcos Paulo e Roberto Naar

Elenco Principal: Adriana Esteves, Eva Wilma, José Mayer, Ary Fontoura, Renata Sorrah, Betty Faria, Paulo Betti, Eliane Giardini, Cláudio Marzo

Tema de Abertura: Maracatu, com Sérgio Mendes

Quem é quem:

Adriana Esteves Eulália de Mendonça e Albuquerque (1ª fase) / Lúcia Helena de Mendonça e Albuquerque
Carlos Alberto Riccelli Zé Leandro (1ª fase)
José Mayer Teobaldo Faruk
Cláudio Marzo Pedro Afonso de Mendonça e Albuquerque
Eva Wilma Maria Altiva Pedreira de Mendonça e Albuquerque
Eliane Giardini Santa Maria Pedreira (Santinha)
Flávio Galvão Richard da Silva Taylor
Ary Fontoura Pitágoras Williams Mackenzie
Ana Lúcia Torre Cleonice Williams Mackenzie
Flávia Alessandra Dorothy Williams Mackenzie
Marcos Winter Hércules de Mendonça e Albuquerque
Marcos Frota Artêmio (adulto)
Isabel Fillardis Inês de Sousa Pedreira de Mendonça e Albuquerque
Amélia Bittencourt Veneranda Faruk
Selton Mello Emanoel Faruk
Carla Muga Grampola
Paulo Betti Ipiranga Pitiguari
Luiza Tomé Scarleth Williams Mackenzie Pitiguary
Nívea Stelmann Carolaine Mackenzie Pitiguary
Mateus Rocha Felipe de Sá Maciel
Betty Faria Juíza Mirandinha (Miranda de Sá Maciel Ferreira)
Licurgo Spínola Egydio Ferreira
Pedro Paulo Rangel padre José
Renata Sorrah Zenilda de Holanda
Carla Marins Dinorah
Cássio Gabus Mendes Sérgio Murilo
Luciana Faria Rosa / prostituta da Casa de Campo
Luzia Avellar Bela / prostituta da Casa de Campo
Rejane de Moraes Penha / prostituta da Casa de Campo
Roberta Foster Guida / prostituta da Casa de Campo
José de Abreu delegado Motinha
Sônia de Paula beata Lurdes Maria / o Cadeirudo
Catarina Abdala Vieira
Daniela Faria Berbela
Ingra Liberato Paraguaya
Leandra Leal Lúcia Helena (1ª fase)
Mônica Carvalho Maribel
Neusa Borges Florência
Rodrigo Faro Beraldo
Hugo Gross Robson
Cristina Galvão Elaine
Marcelo Escorel Dr. Lauro
Cristie Miyamoto Mishiko
Auricéia Araújo beata
Creusa de Carvalho beata
Marco Miranda Anfilófio
Noemia Duarte Betsy
Guilherme Martins Aniceto
Mila Moreira Priscilla Westwood
Rubem de Bem Seu Billy
Lima Duarte participação especial como Murilo Pontes
Cristina Prochaska participação especial como Dra. Sonia
Hugo Carvana participação especial como médico
João Carrilo Artêmio (criança)
Bruno Gradim Artêmio (adolescente)
Cláudia Puget Mérilu
Yan Zeller Nonato
Élida Muniz Vivinha
Débora Olivieri Delegada
Clemente Viscaíno Alceu
Leandro Ribeiro Washingtom
Valdemar Berditchevsky Frede

Sinopse

A cidade de Greenville, no litoral do nordeste brasileiro, foi ocupada pelos ingleses no século XIX, que lá construíram a ferrovia Great Western Railway. Por isso, até hoje o povo da cidade mantém algumas tradições britânicas, como o chá das cinco. Além disso, é costume local misturar o inglês com o português, mas com sotaque nordestino. A cidade sempre foi muito rica, devido à produção da usina Monguaba, de propriedade da família Mendonça e Albuquerque. Mas, com a crise do açúcar, tudo mudou e Greenville entrou em decadência.

Na década de 70, Eulália, herdeira da Monguaba, apaixona-se por Zé Leandro, um cortador de cana. Eles são perseguidos por Pedro Afonso, irmão de Eulália, que ameaça Zé Leandro de morte. Zé Leandro foge, e meses depois, nasce Lúcia Helena. Após 15 anos, Zé Leandro volta para buscar a mulher e a filha. Na hora da fuga, eles sofrem um naufrágio e Zé Leandro e Eulália morrem. Só Lúcia Helena sobrevive. Durante o tempo em que Zé Leandro ficou fora de Greenville, chegou à cidade Teobaldo Faruk, que se encanta com Eulália. Teobaldo é humilhado por Maria Altiva, cunhada de Eulália, que não admite que um forasteiro se aproxime de uma Mendonça e Albuquerque. Ele jura vingança. Quando descobre as dívidas de Pedro Afonso, Teobaldo compra todas as promissórias e passa a ser dono de todos os seus bens. E impõe uma condição: se casar com Helena. Em troca, Pedro Afonso e a família continuam morando na mansão e vão receber uma mesada de Teobaldo. Helena aceita se casar e Teobaldo a manda para Londres para ela terminar os estudos. Dez anos depois, ela volta para Greenville e pede a desativada usina Monguaba como presente de casamento. A ideia é reativá-la. Mas para alcançar seus objetivos, Helena terá que enfrentar as armações de sua ambiciosa tia Altiva, que conta com a ajuda do deputado Pitágoras, um político corrupto, em seus golpes. No casamento, a relação entre Teobaldo e Helena não é nada boa, e os dois vivem uma história de amor e ódio. No entanto, no final, Helena e Teobaldo terminam felizes. Ela está grávida de gêmeos e consegue reabrir a usina Monguaba.

Durante anos, Altiva quis impedir a felicidade de sua irmã, Santa Maria, a Santinha. Ela vivia um romance com o dono do British Club, Richard da Silva Taylor. Inconformada com a felicidade da irmã, Altiva se aproveita de uma bebedeira de Richard e dorme com ele. Santinha os surpreende na cama e Altiva afirma que ele a drogou e violentou. Desesperada, Santinha acredita e rompe com Richard. Só que Altiva fica grávida e, ao ter o filho, decide abandoná-lo. Santinha, então, propõe que levem o bebê para casa, mas Altiva impõe uma condição: que jamais seja revelado que Altiva é a mãe do bebê. Assim, Artêmio é criado junto a família Mendonça e Albuquerque. Tímido e arisco, ele sofre por ser apaixonado por Helena, e por ter sido abandonado.

Pedro Afonso e Altiva tiveram um filho: Hércules. Altiva quer que ele se case com Dorothy, a tímida e desengonçada filha do deputado Pitágoras Williams Mackenzie, um homem rico e eternamente apaixonado por Altiva. Viciado em jogo como o pai, Hércules foge de credores, que ameaçam matá-lo e à família, já que ele é casado em segredo com Inês, com quem tem dois filhos. Pitágoras lhe promete uma larga quantia se ele ficar noivo de Dorothy. Para salvar a família, Hércules concorda. Só que Inês descobre tudo e ruma a Greenville, revelando-se. Dorothy fica desesperada e tenta se matar. Artêmio a salva e os dois se apaixonam.

Parte da história da novela também é ambientada no British Clube e no bordel a Casa de Campo, de propriedade de Zenilda, alvo constante das maldades de Altiva e das beatas da cidade. O que Altiva nem desconfia é que seu marido, Pedro Afonso, é frequentador assíduo do bordel.

Na novela, é contada ainda a história de Emanoel, um jovem excepciona, filho de Teobaldo. Emanoel se apaixona por Grampola, uma menina ingênua e pura, que fugiu da Casa de Campo. No final, depois de uma discussão com Altiva, Emanoel sofre fortes dores e se contorce até virar um anjo, que sobrevoa Greenville. Outra personagem que chama a atenção é o Cadeirudo, uma figura misteriosa que ataca as mulheres da cidade nas noites de lua cheia. No final, sabe-se que o Cadeirudo é a beata Lurdes Maria. Já o prefeito Ipiranga Pitiguari é obcecado pela realização de obras públicas. Ele é casado com a fogosa Scarlet e tem uma filha, Carolaine, que se apaixona por Felipe, filho de sua inimiga feroz, a juíza Mirandinha. Viúva, a juíza é cobiçada por seu secretário Edígio, vinte anos mais jovem do que ela. Os dois acabam assumindo o amor e se casam.

Quanto à Altiva, esta é expulsa de casa por Pedro Afonso. Sem paradeiro, dorme no banco da praça e, quando acorda, encontra um cachorro comendo sua marmita. De manhã cedo, uma multidão se aglomera para ver a mulher mais prepotente da cidade na sarjeta, mas Altiva não perde a pose.

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.6/5 (12 votes cast)
A indomada , 4.6 out of 5 based on 12 ratings